12/01/2012 - Pesca em APA´S.
Outras Notícias
   Ibama e órgãos parceiros desmontam esquema de pesca ilegal em São Paulo
             São Paulo (11/01/2012) - Um esquema de pesca ilegal em áreas proibidas foi desmontado e foram apreendidas três lanchas rápidas de recreio, petrechos de pesca de alto valor, como varas, molinetes e iscas artificiais importadas em três pontos diferentes da costa paulista. As multas aplicadas ultrapassaram o valor de R$ 200 mil reais e será encaminhado relatório ao Ministério Público Federal.
             Nas últimas semanas o Ibama tem apoiado ações do ICMBio e Fundação Florestal na proteção de unidades de conservação marinhas do Estado de São Paulo, onde a pesca é proibida. As atividades também contam com a participação da Marinha do Brasil, Departamento de Polícia Federal e Polícia Militar.
             O Ibama e órgãos parceiros detectaram que muitos turistas desavisados estariam embarcando em lanchas rápidas irregulares, visando a pescaria em alto mar, sem a devida licença de pesca amadora, além disso, marinas que operam dentro da ilegalidade estariam agenciando e apoiando pescarias em áreas proibidas, como o arquipélago de Alcatrazes, a Laje de Santos, a ilha Queimada Pequena e plataformas de petróleo. A pesca em área proibida é crime ambiental, que pode gerar prisão em flagrante e apreensão de embarcação.
             O Escritório do Ibama em Caraguatatuba orientará a todos os pescadores amadores interessados em buscar a regularidade e prestará informações sobre áreas proibidas para a pesca. Para obtenção da Licença de Pesca Amadora sugere-se consulta ao Ministério da Pesca e Aquicultura (www.mpa.gov.br).
             Ibama/Caraguatatuba
             http://www.ibama.gov.br/noticias-ambientais/ibama-e-orgaos-parceiros-desmontam-esquema-de-pesca-ilegal-em-sao-paulo