10/11/2009 - Saída para Alcatrazes.
Outras Notícias
Querem mergulhar em Alcatrazes ??????
             28/10/2009 - Operação Êxito apreende 3 embarcações de pesca em área de preservação.
             Em fiscalização conjunta entre as equipes da Estação Ecológica Tupinambás e Polícia Federal realizada no último final de semana flagrou tripulantes de três lanchas dentro da área da Unidade de Conservação de São Sebastião, que fica a 45 quilômetros da costa sebastianense.
             As lanchas eram provenientes das cidades de Bertioga e de São Sebastião. Mas seus tripulantes eram todos de São Paulo. Os fiscais apreenderam apetrechos de pescas, bem como as próprias embarcações. Além disso, os tripulantes receberam multas que variaram entre R$ 700 e R$ 15 mil.
             “Houve momentos de tensão, pois duas das três lanchas tentaram fugir do local. Houve perseguição por 10 minutos a uma delas. Os tripulantes foram conduzidos a sede da Polícia Federal”, relata o fiscal Roberto Reis. Segundo ele, além das multas aplicadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os infratores responderão a processo por crime ambiental.
             “Ficarão sujeitos à detenção de um a três anos, além de penas alternativas que incluem a doação de equipamentos à Estação Ecológica. Além disso, as lanchas apreendidas poderão ir a leilão”, finaliza.
             A Estação Ecológica Tupinambás engloba quatro ilhas, entre elas, Palmas e Cabras, em Ubatuba, além de vários parceis. Além disso, é de competência do órgão quatro ilhas e parcéis do Arquipélago dos Alcatrazes, santuário ecológico de proteção nacional em São Sebastião. A área abrange 10 km ao redor de cada ilha e parcel.
             A navegação para visitação, fundeio, pesca ou qualquer outra atividade que não seja pesquisa autorizada é proibida nestas áreas. Quem for flagrado será autuado e enquadrado na Lei de Crimes Ambientais. (A.G)