Monitor Ambiental Voltar para Laje de Santos
PROJETO FUNDO DO MAR
            A gestão do uso público em UCs marinhas e costeiras ainda carece de profissionais especializados, uma vez que esse tema representa uma lacuna nos cursos universitários.
            Desta forma, e visando valorizar o trabalho dos estudantes, foi criado no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos o PROJETO FUNDO DO MAR: As rotinas diárias de estagiários voluntários foram transformadas em um Projeto específico, fornecendo assim a capacitação de estudantes e recém-formados para atuação como novos profissionais no manejo das atividades de uso público de UCs marinhas e no desenvolvimento de mecanismos de conscientização da comunidade para a conservação marinha.
             O Projeto Fundo do Mar foi criado no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos com apoio do CEMAR. As atividades desenvolvidas por estagiários voluntários, com apoio de uma (01) bolsa concedida através da FUNDAP (Fundação para o Desenvolvimento Administrativo), foram organizadas em um projeto sólido, batizado como Projeto Fundo do Mar pelos próprios estudantes, visando o crescimento do projeto para atuação como apoio não-governamental ao Parque.
            Assim, o primeiro Curso de Capacitação de Monitores Ambientais Subaquáticos - ainda inédito no País – teve participação ativa da equipe do Projeto na sua organização. Após o curso, a equipe do Projeto permanece acompanhando o Monitor em suas atividades no Parque, além de ajudar a obter dados sobre a visitação e elaborar materiais de divulgação.