OUTROS ANIMAIS
MAMÍFEROS
Classe da qual fazemos parte, a Mammália é a mais desenvolvida do Reino Animal. Todos os seus representantes respiram por pulmões o ar da atmosfera sendo que para mergulhar fazem apnéia. Como têm o corpo mais ou menos coberto por pelos, gordura subcutânea e completa separação dos sangues venoso e arterial, são homeotérmicos, têm "sangue quente". O preço por isso é um alto metabolismo, uma grande necessidade de alimentos. Quando recém-nascidos são nutridos pelo leite produzido nas glândulas mamárias de suas mães (daí o nome da classe). Existem espécies que colocam ovos, o Ornitorrinco e a Équidna.
Os Mamíferos Marinhos possuem corpo fusiforme, muito hidrodinâmico e uma grossa camada de gordura subcutânea para evitar a perda de calor.
Em 21 de Fevereiro de 1986 a Sudepe assinou uma portaria proibindo a caça e perseguição em território Brasileiro de inúmeros Mamíferos Marinhos: Golfinho, Boto Cor de Rosa, Leão Marinho, Elefante Marinho, Peixe-boi, Orca e outros.
Em 18 de Dezembro de 1987 foi sancionada a lei 7.643 englobando na preservação todos os Cetáceos.
Para mergulhos em água doce há três Mamíferos inofensivos e extremamente interessantes, o Boto Cor de Rosa, o golfinho Tucuxi e o Peixe-Boi (Manati). Há dois que podem ser agressivos: Lontra e Ariranha, muito temida pelos índios. No mar há vários mamíferos que nos interessam. Eles estão na ordem dos Carnívoros e na dos Cetáceos.
IDENTIFICAÇÃO
Classe - Mammália
Subclasse - Prototheria (sem Placenta)
Ordem - Monotremata (ORNITORRINCO e ÉQUIDNA)
Subclasse - Eutheria (Placentários)
Ordem - Carnívora (CARNÍVOROS)
Ordem - Sirenia (MANATIS - PEIXE BOI)
Ordem - Cetácea (BALEIA E GOLFINHO)
Ordem - Primates
Subordem - Anthropoidea
Superfamília - Hominoidea (Macacos sem cauda)
Família - Ponguidae (GORILA, etc.)
Família - Hominidae (HOMO SAPIENS)
OUTROS ANIMAIS